top of page

Desafios para aumentar as estatísticas da doação de sangue no Brasil

  • Foto do escritor: Mire na Redação
    Mire na Redação
  • 21 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

Eixo temático: saúde.


Onde encontro?

Plataforma Redigir A+.



Doar sangue é um ato de amor que pode salvar inúmeras vidas. Porém, mesmo sabendo disso, percebe-se que os brasileiros não têm o costume de fazer a doação. Nesse sentido, torna-se relevante debater sobre os possíveis desafios para aumentar as estatísticas da doação de sangue no Brasil.




As campanhas que incentivam as pessoas a doarem sangue são muito importantes. Porém, são suficientes? Vamos ver algumas?







Além dos cartazes, veja a última campanha em vídeo feita pelo Ministério da Saúde em 2020, ao considerar, principalmente, a queda no número de doadores de sangue em virtude da pandemia do coronavírus.



[Fonte: Ministério da saúde]


E quem pode doar? Você já sabe?

Doação de sangue: como doar, quem pode doar, impedimentos

O que é a doação de sangue?

A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.




Muito importante analisar a real situação do Brasil no que diz respeito ao número de doadores de sangue: Então, vamos lá: pesquisas: dados e apontamentos importantes.


Dezesseis a cada mil brasileiros doam sangue

Hoje, 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue, no país. O percentual corresponde a 1,6% da população brasileira e está dentro dos parâmetros preconizados pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda que 1% a 3% da população de cada país seja doadora. Do total de doadores de sangue em 2017, 62% são do sexo masculino e 38% são do sexo feminino. Nos últimos anos, as taxas de doação de sangue apresentam-se estáveis, no Brasil. O Ministério da Saúde avalia que essa estabilidade indica um processo de conscientização da população, mas, reforça que é necessário promover e fortalecer as ações que estimulam a doação voluntária para manutenção dos estoques de sangue.



Quais são os principais desafios a serem analisados para conseguir aumentar o número de doadores de sangue no Brasil? Escolha dois para desenvolver no seu texto:


  • Falta de informação sobre como fazer a doação;

  • Precariedade do sistema público de saúde;

  • Falta de incentivar a população;

  • Preconceito quanto ao processo;

  • Dificuldade de acesso da população aos centros de saúde



MIRI, quais agentes são responsáveis para intervir a respeito dessa questão no Brasil?


1. Governo/ Ministério da Saúde;

2. Escola;

3. Mídia;

4. ONGs.


MUITO importante saber...


Em decisão histórica, STF derruba restrição de doação de sangue por homossexuais

Maioria dos ministros votou por tornar inconstitucional a proibição e considerou as regras da Anvisa e do Ministério da Saúde discriminatórias




MIRI, quais interdisciplinaridades posso usar?


Contexto histórico:

1. Primeira transfusão de sangue da história


As transfusões com sangue humano datam do século XIX

Embora proibidas, as experiências não foram de todo abandonadas. Em 1788 (Século 18), após tentativas fracassadas com transfusões heterólogas, Pontick e Landois obtiveram resultados positivos realizando transfusões homólogas (entre animais da mesma espécie), concluindo que elas poderiam ser benéficas e inclusive salvar vidas.

A primeira transfusão com sangue humano é atribuída a James Blundell, em 1818 que, após realizar com sucesso experimentos em animais, transfundiu sangue humano em mulheres com hemorragia pós-parto.




Citação:


2. Franz Kafka, escritor.

A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.”

3. Dalai Lama.

Amor, compaixão e preocupação pelos outros são verdadeiras fontes de felicidade."



Além de enviar seu texto, não se esqueça de refletir sobre o tema. É importante. É urgente!



Material organizado pela professora Miriane Dayrell, Colégio Nacional






Comments


Mantenha-se atualizado

Obrigada pelo envio!

bottom of page